Como otimizar o desempenho dos sistemas de TI

Como otimizar o desempenho dos sistemas de TI

A área de TI tem uma importância enorme no desempenho de todos os setores de uma empresa. Ter sistemas de TI otimizados é a garantia de ter uma vantagem competitiva, aumentando a performance global da organização, a produtividade, a resposta ao mercado e permite ainda reduzir custos. No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas dicas para otimizar o desempenho dos sistemas de TI da sua empresa!

Acompanhar a evolução do mercado

As empresas precisam de estar sempre a par das novas tendências do mercado, pois só assim conseguirão responder às cada vez maiores exigências dos clientes. As empresas precisam de encontrar soluções que lhes permitam simplificar o ciclo de vida de produtos e serviços, por exemplo. É essencial que as empresas adotem soluções que tornem os processos mais ágeis, pois só assim conseguirão dar respostas em tempo útil. Ter sistemas de TI obsoletos farão com que a empresa se torne lenta e que esteja sempre atrás da concorrência.

Utilização de cloud computing

A Cloud já faz parte da realidade de muitas empresas. Esta tecnologia permite que as equipas trabalhem de forma mais integrada e ajuda os profissionais a terem rotinas com maior mobilidade e flexibilidade. Além disso, as soluções na Cloud aumentam a escalabilidade de serviços e reduz os custos com infraestrutura. Migrar atividades empresariais para a Cloud é uma excelente forma de aumentar a performance dos sistemas de TI e, consequentemente, toda a empresa sairá beneficiada em termos de produtividade.

Definir KPI’s para á área de TI

Definir indicadores de negócio de modo consciente é fundamental para se conseguir analisar gerir a área de TI da melhor forma possível. É essencial que os indicadores analisados mostrem aos gestores o caminho a seguir, de modo a corrigirem-se erros e a aplicarem-se novas estratégias. Os KPI’s devem ser simples, para que toda a equipa seja capaz de compreendê-los. Se complicar muito um KPI, corre o risco de não conseguir extrair qualquer informação útil da sua análise. Deve optar sempre por indicadores que podem ser medidos facilmente e de forma frequente, para que possa tomar decisões no dia-a-dia com base em informação fiável e atualizada.

Automatizar o máximo de tarefas possíveis

As soluções de RPA são cada vez mais apreciadas nas empresas, pois o seu grande benefício é o aumento significativo da produtividade da organização, dado que os colaboradores são libertados de tarefas altamente consumidoras de tempo para passarem a realizar tarefas mais estimulantes. As evidências sugerem que as soluções de Inteligência Artificial como a RPA entregam um valor real aos negócios e podem ser uma força poderosa para a disrupção. Os primeiros a adotar soluções de IA e que combinam forte capacidade digital resultante com estratégias pró-ativas têm maiores margens de lucro e destacam-se em termos de desempenho das outras empresas.

1 comentário em “Como otimizar o desempenho dos sistemas de TI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *