Entenda como funciona uma auditoria de TI

Entenda como funciona uma auditoria de TI

A área de TI desempenha um papel muito importante e por vezes crítico no ambiente empresarial. As políticas de gestão e TI devem ser revistas frequentemente e devem ser orientadas no sentido de criarem fluxos de trabalho eficientes e seguros. Para conseguir atingir este ponto, muitas empresas optam por utilizar um serviço de auditoria de TI. Este serviço define as boas práticas, avalia processos e analisa as rotinas do negócio. Tem como objetivo encontrar pontos de melhoria e permite uma redução significa dos custos. Preparamos este artigo para que possa entender como funciona uma auditoria de TI!

Avaliação minuciosa dos processos

A auditoria de TI avalia as políticas de segurança da empresa, assim como as suas rotinas e os procedimentos existentes. Serão levantados dados internos e reorganizados, de forma a reduzir falhas. A auditoria poderá encontrar fatores que têm impacto no desempenho das soluções de TI e na sua integração com os demais processos internos da organização. A auditoria de TI deve ser encarada por todos como uma aliada estratégica, pelo que a colaboração de todos os envolvidos na área da tecnologia devem prestar o seu contributo durante este processo.

Análise detalhada de todos os dados

A auditoria de TI analisa todos os dados da empresa e poderá indicar novas políticas e novos procedimentos mais adequados à realidade da organização. O resultado desta reorganização será o aumento do índice de produtividade da equipa de TI. A auditoria consegue ainda identificar as rotinas com maior vulnerabilidade, alterando-as e ajudando a empresa a ter um ambiente produtivo mais seguro e confiável.

Identificação de oportunidades

A auditoria de TI pode ter um verdadeiro impacto numa organização, pois existirá um melhor direcionamento dos recursos após a conclusão do processo, pelo que será mais fácil investir em novas tecnologias. Além disso, com uma melhor organização desta área, os gestores reduzirão o tempo que habitualmente gastam em gestão de conflitos. Em suma, quando é aplica corretamente, a auditoria de TI consegue tornar a empresa mais eficaz e, consequentemente, mais competitiva.

A auditoria de TI deve ser uma ferramenta utiliza nas empresas de forma regular, pois permite alinhar os processos internos com padrões do marcado. É uma das estratégias mais importantes na gestão de TI e deve ser encarada com seriedade por toda a organização. A IT PEERS tem uma vasta experiência na área de auditoria e garante-lhe um serviço em que toda a sua área de TI ganha maior eficiência e rapidez na resposta, além da uma redução substancial dos custos operativos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *