Gestão estratégica e cloud computing: como se relacionam estes conceitos?

Gestão estratégica e cloud computing: como se relacionam estes conceitos?

Um dos maiores desafios atualmente é levar a TI para o centro do negócio. É preciso encarar a área de TI como um foco estratégico das organizações. A gestão estratégica de TI é um modo de olhar para a administração empresarial de uma forma diferente. A empresa encara a área de TI como uma área que precisa de se relacionar com todos os outros setores. Assim, a área tecnológica deixa de ser apenas uma ferramenta e torna-se um meio de formação, integração e inovação. E qual é o papel da cloud computing neste novo cenário? É o que vamos compreender neste artigo!

Qual o papel da cloud computing na estratégia da empresa?

A cloud computing é uma das aliadas de uma TI estratégica. Os negócios conseguem adquirir mobilidade, flexibilidade e capacidade de atuarem de forma integrada mesmo em momentos de pico de trabalho. A cloud computing é o alicerce de qualquer estratégia de transformação digital. Esta tecnologia possibilita o acesso total, através da rede, a um conjunto de recursos de computação partilhados (redes, datacenters, armazenamento, serviços, aplicações, entre outros), que podem ser rapidamente disponibilizados, com esforço mínimo e sem interação com o fornecedor.

Quais as vantagens de adotar a cloud na sua empresa?

  • Flexibilidade: a cloud oferece soluções flexíveis e de acordo com as necessidades específicas de cada empresas. Deste modo, não existe a necessidade uma empresa comprar mais espaço na Cloud do que aquele que realmente necessita, o que se torna uma vantagem a nível de custos.

  • Mobilidade: onde quer que esteja, consegue sempre consultar os seus ficheiros através de um computador ou dispositivo móvel. Já não é necessário transportar discos externos e pens USB para garantir que tem os ficheiros de que necessita quando viaja. A nuvem disponibiliza o acesso universal à computação de máxima potência.

  • Melhor utilização dos recursos humanos: o armazenamento na Cloud liberta a equipa de TI para outras tarefas e deixa-a livre dos problemas relacionados com falhas de rede. Armazenar os arquivos na nuvem faz com que não tenha custos com manutenção, atualização e formação de colaboradores.

  • Colaboração entre departamentos: o armazenamento dos arquivos na Cloud permite uma partilha mais fácil com todos os colegas, não havendo necessidade de enviar grandes arquivos por e-mail ou passa-los através de pens USB. Como os arquivos estão armazenados na Cloud, cada utilizador pode aceder aos ficheiros e fazer as alterações que quiser, ficando estas automaticamente guardadas.

  • Sustentabilidade: a sua empresa torna-se mais sustentável e amiga do ambiente com a utilização do armazenamento na nuvem pois vai reduzir o consumo de energia e o número de documentos em papel. Assim, acaba por ter menos gastos com a eletricidade, aumentado as vantagens para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *