Como evitar um ataque informático em teletrabalho?

Como evitar um ataque informático em teletrabalho?

O novo coronavírus obrigou muitas empresas a adotar o teletrabalho. No entanto, trabalhar desta forma é um desafio para as organizações. O erro humano é um dos grandes responsáveis pela maior parte dos ataques informáticos em todo o Mundo pois muitos colaboradores são descuidados na forma como lidam com a informação empresarial. Trabalhando em casa, o risco de terceiros acederem a dados e dispositivos da organização aumenta, colocando em risco a sua segurança. No artigo de hoje, deixamos as melhores práticas para que possa evitar um ataque informático em teletrabalho!

Não divulgue informação privada com ninguém

Apesar de estar a trabalhar no seu ambiente doméstico, deve manter todas as boas práticas no que diz respeito à privacidade dos dados. Por esse motivo, não pode, em momento algum, divulgar informação confidencial ou dados pessoais de terceiros com elementos da sua família. Não partilhe imagens confidenciais do seu trabalho com ninguém.

Tenha cuidado com informação perigosa

O coronavírus origina muita informação e, a maior parte dela, é perigosa e falsa! As fake news espalham-se a uma velocidade arrepiante e muitas vezes surgem em forma de e-mail que contém material perigoso para o nosso sistema operativo. Não abra e-mails de remetentes desconhecidos nem faça downloads de aplicações sobre o coronavírus que não estejam recomendadas pela OMS e DGS.

Ligue-se à empresa por VPN

Esta é a forma mais segura de se ligar ao seu ambiente de trabalho e aos dados privados da sua empresa.  Conectar-se através da VPN faz com que o utilizador possa navegar em sites de forma segura e privada. As ligações VPN são cada vez mais utilizadas, pois permitem aceder remotamente a arquivos locais e é uma forma segura de navegar através de redes Wi-fi públicas.

Ter uma política de backups e de disaster recovery

O backup não resolve o problema do ataque informático, mas garante que é mais fácil recuperar após a empresa sofrer um. As cópias de segurança devem ser realizadas diariamente e aconselha-se a que sejam armazenadas num servidor externo, preferencialmente na Cloud, devido aos custos mais reduzidos e à segurança reforçada que esta forma de armazenamento oferece. Aconselha-se ainda a utilização de um serviço de disaster recovery, uma solução muito completa que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-lhe a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *