Os principais desafios da gestão de TI

Os principais desafios da gestão de TI

A tecnologia torna as empresas mais conectadas, mas também lhe apresentam novos desafios. A criação de um ambiente digital seguro é um dos principais desafios do gestor de TI, por exemplo. Novas ameaças e novas soluções aparecem diariamente no mercado e a escolha é tanta que se torna difícil assimilar tanta informação e tomar as decisões mais acertadas. Os desafios neste setor são imensos e, por isso, reunimos no artigo de hoje os principais desafios da gestão de TI!

Proteger a informação

As ameaças digitais são cada vez maiores e os ataques acontecem com grande frequência atualmente. Até as grandes empresas têm sido de alvo de ataques nos últimos anos. A Internet das Coisas torna o mundo mais conectado, pelo que é necessário haver um reforço da segurança. As novas legislações, como o RGPD, tornam a segurança num elemento estratégico das organizações. Uma empresa que veja a sua informação exposta corre o risco de ter danos irrecuperáveis, sejam eles financeiros ou de reputação. Garantir a segurança da informação é um grande desafio pois vivemos numa época conectada e em que as ameaças são cada vez mais sofisticadas.

Garantir a segurança num mundo cada vez mais mobile

As soluções mobile estão a ser adotadas com uma grande rapidez e há cada vez mais adesão a este tipo de soluções. Este é um avanço muito importante e potencia os resultados das empresas. Ao mesmo tempo, exige também um maior critério de análise técnica pois a segurança dos dados fica mais facilmente comprometida, obrigando o gestor de TI a ter cuidados redobrados. Um dos grandes desafios que enfrenta é a capacidade de proteger a informação em todos os dispositivos e em todos os locais.

Garantir a proteção da propriedade intelectual das organizações

O gestor de TI precisa de garantir que as informações produzidas pelos colaboradores no exercício das suas funções pertencem à empresa, pois só assim minimizam o risco de que existam colaboradores a fazer cópias e distribuições ilegais dos dados através de e-mails ou dispositivos de armazenamento. Espalhar informações sobre a empresa a entidades terceiras pode gerar graves prejuízos financeiros e denegrir a imagem da empresa no mercado.

Estar preparado para ataques de hackers

Mesmo que as empresas utilizem muitas ferramentas de seguranças como firewalls e antivírus, não está totalmente segura contra os ataques dos hackers e ainda precisa de se preocupar com a segurança dos dados. As empresas que utilizam plataformas digitais correm o risco de invasão e destruição de dados. Os ataques cibernéticos são cada vez mais sofisticados e imprevisíveis, pelo que é fundamental ter uma postura pró-ativa, pois só assim se conseguirá minimizar os danos causados por um eventual ataque.

Estar sempre atento ao mercado

Como em todas as áreas de uma empresa, é muito importante estar sempre a par da evolução do mercado. O grande desafio do gestor de TI, e aquele que nunca termina, é encontrar a melhor forma de adaptar a realidade do seu negócio, mantendo a empresa sempre atualizada e competitiva, sem comprometer a segurança dos dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *