Dicas essenciais para proteger a sua informação

Dicas essenciais para proteger a sua informação

A informação é atualmente o bem mais valioso de qualquer organização. E, devido ao novo regulamento geral de proteção de dados, cada vez mais se fala na necessidade de proteger os dados. Infelizmente, nem todas as empresas dão a devida atenção a esta área, o que faz com que haja perdas de informação que podem comprometer seriamente a continuidade do negócio. No artigo de hoje, apresentamos dicas essenciais para proteger a sua informação!

Reduza ao máximo o uso de dispositivos amovíveis

Pens, CD’s e discos externos podem conter material malicioso que prejudica a empresa. Ao passar estes dispositivos de computador em computador, a probabilidade de contaminar os equipamentos com vírus é muito elevada. Além disso, partilhar dados com pessoas externas às empresas pode comprometer muito a segurança dos dados. Porém, é praticamente impossível eliminar completamente esses dispositivos do dia a dia de seus colaboradores. É difícil eliminar por completo o uso destes dispositivos mas pode e deve implementar regras que minimizem o risco de perda de dados, como a obrigatoriedade de passar o antivírus antes de abrir uma pen, por exemplo. Isto já ajuda a garantir a proteção da informação.

Assine termos de confidencialidade sempre

Em muitas ocasiões, os funcionários e os fornecedores de serviços de tecnologias de informação precisam de aceder aos dados confidenciais da empresa para poderem trabalhar. Este é, inevitavelmente, um risco para as empresas pois a sua segurança poderá estar comprometida devido ao acesso de diversas pessoas à informação. Deste modo, aconselha-se que as empresas assinem acordos de confidencialidade com essas pessoas e entidades de modo a proteger os dados. Esta medida além de aumentar o grau de compromisso dos colaboradores com a segurança da informação, também garante a proteção legal da empresa caso os dados sejam tornados públicos. É aconselhável que existam sanções contempladas nestes documentos em caso de incumprimento, pois quando existem sanções, o nível de comprometimento é mais elevado!

A formação dos colaboradores é essencial

Se os colaboradores não forem treinados para levarem a sério a questão da segurança, não se vão preocupar com ela no dia-a-dia. As empresas devem consciencializar os seus recursos humanos para a necessidade crescente de proteger os dados pois é um assunto que diz respeito a todos. Aconselha-se a criação de um código de ética e a assinatura de um acordo de confidencialidade. Mais uma vez se aconselha a existência de sanções para os incumpridores!

Utilize mascaramento de dados

Ferramentas como o Datapeers ajudam-no a garantir a privacidade dos seus dados. A evolução tecnológica transformou o valor dos dados que são, hoje em dia, os ativos mais importantes de qualquer organização, pois é através dos dados que os gestores analisam o comportamento dos consumidores e tomam decisões importantes para o futuro das empresas. Através de técnicas de mascaramento de dados sofisticadas, o Datapeers garante a privacidade e proteção da informação em todos os ambientes. O mascaramento de dados tem o principal objetivo de proteger os dados confidenciais contra acessos não autorizados. Na prática, as ferramentas de mascaramento de dados criam uma versão semelhante aos dados originais em termos de estrutura mas sem revelar a sua verdadeira informação. Na realidade, o seu formato original mantêm-se inalterado, mas os dados apresentados são fictícios. Ou seja, numa coluna de uma base de dados com informação bancária dos utilizadores de uma loja online, é possível mascarar os dados através da criação de novos números bancários em que os algarismos foram “misturados”, criando número fictícios, mas com o mesmo valor para o tratamento dos dados pretendido. Os dados mascarados podem ser utilizados em ambientes de teste e em auditorias, não comprometendo o resultado da análise, mas garantindo sempre a confidencialidade da informação.

Muito cuidado com as redes públicas

Não devemos ligar os nossos dispositivos a redes públicas, como as dos aeroportos e dos hotéis. Jamais deve inserir dados pessoais importantes quando estiver ligado a uma rede deste tipo. Se estiver fora do escritório e precisar de aceder a informação importante, deve utilizar sempre uma ligação VPN. Uma VPN (rede privada virtual) é um tipo de conexão privada que utiliza uma rede pública para aceder aos dados da sua empresa. Contém uma criptografia de conexão que impede a interceção de dados e rastreamento de IP’s. Esta é a forma mais segura de aceder aos dados da empresa através de redes públicas e deve ser a única forma permitida pela empresa para os colaboradores poderem aceder ao e-mail corporativo fora da rede interna.

 

Conheça as soluções da IT PEERS na área da segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *