Como aumentar a produtividade sem aumentar os custos de TI?

 

Temos a ideia errada de que a única forma de aumentar a produtividade da área de TI é investir, investir e investir! É claro que os maiores investimentos permitem comprar equipamentos mais modernos e sofisticados, mas uma gestão atenta e a implementação de novas práticas podem trazer maior flexibilidade e agilidade a este setor, aumentando assim a produtividade das equipas. No artigo de hoje, vamos explicar como é que podemos aumentar a produtividade sem aumentar os custos de TI!

Integre recursos

Uma grande parte das empresas tem ao seu dispor um grande número de fornecedores e de plataformas. Não existe nada de errado nesta forma de trabalhar, mas para reduzir os custos é importante padronizar processos, recursos e ferramentas. Desta forma, a empresa vai conseguir diminuir os níveis de redundância, obtendo melhores resultados, com menores custos e menos riscos de segurança.

Crie equipas multidisciplinares

Uma equipa que não funciona é sinónimo de baixa produtividade. É importante ter uma equipa multidisciplinar e eficiente. Aconselha-se o recrutamento de profissionais com perfil criativo, proativo e com capacidade de liderança. Um dos erros que as empresas mais cometem é apostar apenas em profissionais com um grande conhecimento técnico e com um grande défice destas competências.

Coloque a sua infraestrutura na Cloud

Ao transferir a infraestrutura de TI para a Cloud, a empresa consegue eliminar a necessidade de aquisições, downloads, manutenção, instalações e equipamentos. O espaço físico que antes era utilizado para armazenar os equipamentos já não vai ser necessário e verificar-se-á uma grande poupança nesta área. A Cloud confere ainda uma grande mobilidade às tarefas e a empresa ganha escalabilidade para conseguir responder a todas as exigências do mercado. Numa solução Cloud, a empresa paga apenas pelos serviços de que realmente necessita.

Automatize tudo o que conseguir

As soluções de RPA são cada vez mais apreciadas nas empresas, pois o seu grande benefício é o aumento significativo da produtividade da organização, dado que os colaboradores são libertados de tarefas altamente consumidoras de tempo para passarem a realizar tarefas mais estimulantes. As evidências sugerem que as soluções de Inteligência Artificial como a RPA entregam um valor real aos negócios e podem ser uma força poderosa para a disrupção. Os primeiros a adotar soluções de IA e que combinam forte capacidade digital resultante com estratégias pró-ativas têm maiores margens de lucro e destacam-se em termos de desempenho das outras empresas.

Forme continuamente os seus colaboradores

Na área de TI, é fundamental que os profissionais estejam sempre atentos às novas tendências e tecnologias do mercado. A formação contínua é imprescindível neste setor, visto que se encontra em constante evolução. Além disso, uma empresa que se preocupa com a formação dos colaboradores consegue reter talento mais facilmente e será capaz de ter equipas altamente motivadas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *