As principais vantagens da virtualização para as empresas

O processo de virtualização de servidores envolve uma infraestrutura de servidores reais que é utilizada para criar máquinas virtuais que simulam os servidores físicos. Deste modo, um só computador executa vários sistemas em simultâneo, como se fossem diferentes softwares. O gestor de TI consegue assim simplificar a sua rotina operacional e ter um controlo maior em relação aos recursos que tem ao seu dispor. No artigo de hoje, abordamos as principais vantagens da virtualização para as empresas.

Gestão centralizada de recursos

Quanto mais componentes uma infraestrutura de TI tiver, maior vai ser a dificuldade dos gestores em gerir os seus recursos. Uma política de gestão de TI que não é capaz de resolver os principais problemas do quotidiano pode afetar negativamente os índices de produtividade do negócio. Assim, investir numa gestão centralizada dos recursos de TI diminui o tempo necessário para manter os equipamentos a funcionar. Ao virtualizar os servidores, a empresa vai reduzir muito o tempo de manutenção dos seus recursos informáticos.

Backup dos dados mais simples

A virtualização de servidores permite que as empresas façam backup das suas informações de forma ágil e precisa. A necessidade de ter backups atualizados e seguros é cada vez mais uma realidade nas empresas. Uma vez que os dados de cada dispositivo de armazenamento estão onde o sistema se encontra, a criação de snapshots é realizada on the go. Este fator será de grande utilidade quando houver necessidade de recuperação de dados.

Poupança de espaço físico

A empresa não vai precisar de ter vários equipamentos no escritório, pois conseguirá executar várias ações através de um só equipamento. O espaço ocupado com equipamentos de TI vai ser muito reduzido e isso terá impacto também nos gastos.

Manutenção das aplicações facilitada

A migração de soluções de TI entre ambientes diferentes é um processo muito complexo: é necessário lidar com requisitos, políticas de segurança de dados e prazos muitas vezes desadequados. Com a virtualização, estes problemas eliminam-se garantindo uma maior eficácia na gestão das aplicações.

 

Conheça as soluções de virtualização da IT PEERS:

Criamos soluções de integração de cloud pública e privada

Criamos soluções independentes de cloud provider

Aconselhamos a melhor solução para cada Cliente tendo em conta a sua realidade e o objetivo de otimizar os custos

Garantimos arquiteturas cloud com um elevado nível de segurança

Disponibilizamos soluções que combinam SaaS, PaaS e IaaS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *