Como é que o RPA pode ajudar o seu negócio a crescer?

Como é que o RPA pode ajudar o seu negócio a crescer?

O RPA é um tipo de software que imita a atividade de um ser humano na realização de uma tarefa dentro de um processo e que pode realizar tarefas repetitivas mais rapidamente, libertando os seres humanos para a realização de outras tarefas que requerem capacidades humanas, tais como inteligência emocional e raciocínio. Cada vez mais as empresas apostam no RPA para melhorar os seus processos e a aumentar a produtividade. No artigo de hoje, vamos perceber como é que o RPA pode ajudar a sua empresa a crescer!

Melhorias na área financeira

A automatização inclui o processamento de pedidos e faturas, gestão de contas a pagar e contas a receber, conciliação de contas, ordens de pagamento, reports, consolidação de informações de contas entre inúmeras outras tarefas, podem ser geridas pelo RPA, como transações entre vários departamentos e divisões que necessitem de registo e de estar atualizadas e consolidadas no ERP. A automatização de tarefas nesta área reduz bastante a probabilidade de errar, o que traz resultados positivos para as contas da empresa.

Aumento significativo da produtividade da empresa

Uma vantagem imediatamente reconhecida pelos utilizadores de RPA é o aumento significativo da produtividade da organização, dado que os colaboradores são libertados de tarefas altamente consumidoras de tempo para passarem a realizar tarefas mais estimulantes. Os colaboradores sentir-se-ão mais motivados e a produtividade da empresa irá sair beneficiada.

Redução de riscos

A automatização de processos ajuda a reduzir os riscos de malware e outras ameaças. Os riscos inerentes às atualizações e migrações também impulsionam as organizações para o software como serviço (SaaS) e a computação em nuvem. Finalmente, o risco de inatividade é outro driver para selecionar a nova geração de RPA, ITO, BPO e XaaS. Tendo em conta que atualmente é impensável uma empresa estar inativa, é muito importante reduzir largamente o risco de paragem devido a ataques cibernéticos ou desastres naturais.

Campanhas de marketing mais eficazes

A área de marketing é fundamental para que uma empresa possa crescer. Com a utilização de RPA, as campanhas de marketing podem ser repetidas sem esforço manual, o que possibilita um ajuste nas estratégias com base na análise, ao mesmo tempo que o RPA ajudará a medir a eficácia de novas estratégias. A área de marketing é cada vez mais importante nas empresas, pelo que se prevê que o investimento da automatização na área de marketing seja cada vez maior.

 

Para a maximização do retorno sobre o investimento na área de RPA, as empresas devem ter o cuidado de não especificar, exagerar ou gastar demais nos investimentos em automação. A escolha do nível certo de complexidade para atender às necessidades atuais e futuras previsíveis requer uma compreensão profunda dos processos e sistemas da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *