Porque é que a inteligência artificial se tornará imprescindível para a área de TI em 2020?

Porque é que a inteligência artificial se tornará imprescindível para a área de TI em 2020?

A inteligência artificial é uma área que visa tornar os sistemas capazes de perceberem o ambiente em que se encontram e capazes de tomar decisões de forma autónoma. O objetivo é aumentar a capacidade do ser humano em resolver problemas, utilizando raciocínio lógico e reconhecendo padrões. A inteligência artificial tem vindo a evoluir ao longo dos últimos anos e as empresas cada vez mais procuram soluções deste tipo. No artigo de hoje, vamos perceber o que podemos esperar desta tecnologia em 2020 e vamos compreender porque é que a inteligência artificial será imprescindível no próximo ano!

Qual é o panorama atual da gestão de TI?

Vivemos numa era cada vez mais digital onde o sucesso das empresas depende das tecnologias utilizadas. Os problemas de performance (picos de solicitação, ataques informáticos, etc) levam a perdas financeiras e é necessário que as operações de TI trabalhem com mais eficiência. Os negócios e as tecnologias digitais estão a aumentar o volume, a velocidade e a variedade dos dados. A correlação e a análise manual dos dados e alertas é cada vez mais difícil para a equipa de operações de TI, com ferramentas em silos espalhadas por dispositivos móveis, pela Cloud e pelo mainframe.

As operações de TI sofrem com o excesso de ruído, pois existem muitos eventos e muitos processos e torna-se humanamente impossível acompanhar tudo o que se passa. A solução passa por conseguir uma gestão mais eficiente com custos reduzidos e foi por isso que a Gartner criou o termo “AIOPS: Artificial Intelligence for IT Operations”. Este novo termo visa uma mudança de cultura para a obtenção de processos mais ágeis e prevê-se que seja adotada no próximo ano.

Porque é que a inteligência artificial é tão necessária na gestão de TI?

Reinvenção da Infraestrutura de TI

As novas tecnologias criaram ambientes que não são formados apenas por uma estrutura física e única. Os ambientes de TI atuais incluem a Cloud, serviços de terceiros, dispositivos móveis, entre outros. A gestão tradicional já não é capaz de lidar com a complexidade deste novo ambiente.

Big Data

Os dispositivos IOT, APIs e aplicações móveis aumentaram o número de dados gerados exponencialmente, o que dificulta a sua análise.

Consumidor mais exigente

As novas tecnologias alteraram o comportamento dos utilizadores. Hoje em dia, todos somos menos pacientes para esperar pela resolução de um problema. A solução tem que ser imediata e a gestão de TI tem que ser rápida o suficiente para responder à exigência dos utilizadores.

Edge Computing

Os benefícios proporcionados por esta tecnologia, como processamento e análises avançadas, alinhados com a facilidade da infraestrutura na Cloud, motiva as empresas a construir as suas próprias soluções de TI.

Desafios da inteligência artificial em 2020

Esta nova forma de gerir as tecnologias de informação com inteligência artificial apresenta inúmeros desafios. O primeiro de todos é a resistência à mudança. Ainda existe alguma desconfiança relativamente à inteligência artificial e existe receio de que a automatização de tarefas coloque em risco os empregos das pessoas.

Outro desafio diz respeito à desorganização dos dados. A maior parte das empresas não tem os dados de forma organizada e a Inteligência Artificial funciona totalmente baseada na leitura da informação para desempenhar a sua função. Quando lê informações erradas, cria padrões errados.

Por último, outro desafio deste setor é a falta de planeamento. Algumas empresas implantam IA para não ficarem fora do mercado ou porque o concorrente implantou e teve bom resultado. Contudo, cada caso é um caso e se não houver planeamento sobre o que a empresa espera da máquina e se não houver dados suficientes e bem estruturados, todo o investimento cai por terra. É necessário fazer uma pesquisa de mercado e avaliar os prós e contras da tecnologia e a sua aplicabilidade ao negócio.

 

Quer saber mais sobre como incluir inteligência artificial nas suas operações de TI? Fale connosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *