As principais tendências de cibersegurança nos próximos tempos

As principais tendências de cibersegurança nos próximos tempos

A proteção contra ataques informáticos e roubo de dados tornou-se uma prioridade para as empresas em 2019. A diretora de engenharia de software da Microsoft, Glaucia Faria Young, declarou recentemente que a empresa investe quase um bilião de dólares anualmente para combater crimes de cibersegurança e que analisa biliões de sinais diariamente para ser capaz de proteger dispositivos, e-mails e softwares em todo o Mundo. A Microsoft partilhou num evento as principais tendências de cibersegurança para 2020 e a Gartner também já anunciou aquelas que acredita estarem em voga no próximo ano. Selecionamos as que consideramos mais importantes e vamos apresenta-las de seguida!

Fake News

O termo fake news ganhou destaque devido a um protesto contra a manipulação da informação relativamente às eleições de 2016 nos Estados Unidos da América. As fake news atingirão o seu auge em 2020 e isto é muito grave pois manipula a opinião pública, podendo levar organizações à falência.

Cloud pública

Segundo previsões da Microsoft, é fundamental que os departamentos de tecnologia da informação forneçam aos seus utilizadores as melhores práticas de segurança para tornarem as empresas mais produtivas. A Cloud pública será uma tendência e uma necessidade, pois permite níveis elevados de segurança e, simultaneamente, redução de custos com infraestruturas.

Machine Learning

O Machine Learning está a evoluir como uma das principais tecnologias do mercado. Este facto apresenta possibilidades interessantes para o setor da segurança cibernética, mas também apresenta algum risco, pois os criminosos também usarão esta tecnologia para aumentar a escala e a eficiência dos seus ataques.

Confiança baseada em identidade

As contas mal protegidas são algo que os criminosos informáticos adoram e servem muitas vezes como porta de entrada para eliminar um sistema completo. A Microsoft considera que em 2020 será cada vez mais necessário utilizar reconhecimento facial e dados biométricos, pois estas formas de acesso são muito mais seguras do que a utilização de passwords. A organização considera que o uso destes dados de acesso pode reduzir em 99,9% a probabilidade de invasão e de roubo de dados.

Transformação digital

A transformação digital torna os processos mais fluidos e gerir todos os departamentos da empresa torna-se mais fácil e intuitivo, pois a comunicação entre todas as áreas da empresa encontra-se facilitada. A definição, implementação e melhoria dos processos de negócio para uma abordagem mais prática e facilitadora resulta também numa estrutura mais organizada e fluida e a empresa ganhará uma posição competitiva face aos seus concorrentes diretos. Em 2020, será obrigatório que as empresas se continuem a transformar de forma digital, sob pena de serem ultrapassadas pela concorrência.

1 comentário em “As principais tendências de cibersegurança nos próximos tempos

  1. Pingback: Quais são os maiores desafios da cloud computing?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *