Tecnologia cloud: o que é e porque devo tê-la na minha empresa?

Tecnologia cloud: o que é e porque devo tê-la na minha empresa?

Todos já ouvimos falar em Cloud, mas nem todos entendemos como funciona nem conhecemos as vantagens que podemos obter ao utilizá-la. A Cloud Computing é uma solução de TI que permite o uso online dos recursos da computação, utilizando a Internet. Descomplicando: onde quer que esteja, pode aceder aos seus programas e ficheiros, bastando para isso ter uma ligação à Internet. Com recurso a esta tecnologia, é possível editar documentos, armazenar dados, partilhar ficheiros, entre outras coisas. E tudo isto pode ser feito de modo remoto, sem necessidade de downloads ou instalações. Vamos explicar de seguida porque é que deve adotar a Cloud na sua empresa!

Aumenta a flexibilidade e diminui os custos

A Cloud é escalável, pelo que nunca terá que pagar por um serviço que não utiliza. À medida de que vai precisando de mais espaço de armazenamento, pode ir aumentando a capacidade. Assim, consegue controlar muito bem os custos relacionados com a área de TI. Se precisar de mais espaço, faz um upgrade e o contrário também se aplica. Se de um momento para o outro precisar de reduzir a capacidade de armazenamento, poderá fazer facilmente um downgrade do serviço.

Proporciona-lhe um backup permanente

A Cloud faz o backup da sua informação de modo constante e automático, pelo que não precisa de se preocupar com o armazenamento das suas informações. Hoje em dia, a informação é muito importante, sendo mesmo o ativo mais valioso da sua organização. Garantir um backup na Cloud é um passo importantíssimo para se certificar de que os seus dados mais sigilosos não são expostos nem se perdem.

Liberta a equipa de TI para outras tarefas

O armazenamento na Cloud liberta a equipa de TI para outras tarefas de valor acrescentado e deixa-a livre dos problemas relacionados com falhas de rede. Armazenar os arquivos na nuvem faz com que não tenha custos com manutenção, atualização e formação de colaboradores. A equipa de TI fica livre para trabalhar noutros setores mais críticos para a empresa, o que conduz inevitavelmente a uma melhoria da performance organizacional.

Mobilidade garantida

Aonde quer que esteja, pode aceder a todas as informações do seu negócio. Atualmente, o escritório já não se cinge a 4 paredes, pelo que este fator é muito importante para a área de TI. Já não é necessário transportar discos externos e pens USB para garantir que tem os ficheiros de que necessita quando viaja. A nuvem disponibiliza o acesso universal à computação de máxima potência, permitindo o acesso a servidores de arquivos para qualquer utilizador com um dispositivo com acesso à rede.

Maior proteção ambiental

A sua empresa, ao optar pela tecnologia Cloud, torna-se mais sustentável e amiga do ambiente, pois vai reduzir o consumo de energia e o número de documentos em papel. Assim, acabará por ter menos gastos com a eletricidade, aumentado as vantagens para a sua empresa. No final, o seu negócio e o ambiente agradecem!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *