Aplicações da inteligência artificial que precisa de conhecer já

Aplicações da inteligência artificial que precisa de conhecer já

A inteligência artificial é um dos temas do momento. É a capacidade que as máquinas têm para pensarem como seres humanos. Define a sua capacidade de aprender, raciocionar e decidir de forma autónoma e inteligente. Ao contrário do que se pensa, este não é um conceito recente. Surgiu pela primeira vez em 1956 por John McCarthy, um professor universitário que usou o termo para descrever um mundo longínquo em que as máquinas seriam capazes de resolver todos os problemas que até então eram resolvidos exclusivamente pelos seres humanos. Existem muitas aplicações que nem sabe que já existem! Apresentamos, de seguida, as 4 aplicações mais incríveis da inteligência artificial!

Assistentes pessoais

Existem assistentes pessoais virtuais que funcionam muito bem. Nada mais é do que um bot que se encontra ligado ao email e à agenda e fica responsável por organizar tudo, sendo capaz de entender o contexto e de marcar os compromissos na agenda de forma autónoma. Ou seja, se estiver a falar com alguém por e-mail e se for referido que vai ser agendada uma reunião, é possível adicionar o robot em cópia desse e-mail e pedir-lhe que agende a reunião para a data pretendida. O robot é capaz de analisar toda a agenda e verificar qual a disponibilidade horária e de enviar um e-mail para a pessoa de modo a confirmar a reunião. Como pode ver, a assistente pessoal virtual fará o trabalho exatamente igual ao de uma assistente real!

Diagnóstico de doenças

O IBM Watson é um dos sistemas mais inteligentes do mercado. Este robot, a partir de uma base de informações, ele consegue aprender qualquer coisa! Assim, nasceu o IBM Watson for Oncology , um sistema capaz de diagnosticar pacientes com cancro. O robot analisa diversos dados e indicadores, assim como milhares de históricos e fontes. Com este robot é muito mais rápido diagnosticar de forma assertiva as doenças. Este robot já conseguiu inclusive diagnosticar pacientes com cancros raríssimos, que não teriam sido detetados por nenhum médico.

Robot advogado

O ROSS é um robot da IBM adaptado para o mundo do Direito. Podemos fazer-lhe uma pergunta e ele encontra a resposta no meio dos milhares de dados legais que tem armazenados. Este robot já ajudou em diversos processos e é capaz de substituir advogados, economizando milhares de dólares. Este robot consegue ler documentos não estruturados e ainda assim entender a sua semântica. Conseguimos poupar horas de pesquisa dos advogados pois encontra a informação muito mais rapidamente.

AIOPS

Inteligência artificial nas operações de TI: esta nova forma de gestão de TI permite um afastamento da gestão isolada de operações e fornece insights inteligentes que promovem a automatização e a colaboração para proporcionar uma melhoria contínua. AIOps usa big data, análise de dados e machine learning para fornecer insights e um nível maior de automatização. Assim, as operações de TI não dependem tanto da interação humana para realizar as tarefas de gestão exigidas pela infraestrutura e pelos softwares modernos. Deste modo, reduz-se a interação humana em tarefas rotineiras e libertam-se os recursos humanos para outras áreas de valor acrescentado. As soluções de AIOps consomem dados de diversos recursos e, depois, armazenam e fornecem acesso a estes, permitindo análises mais avançadas.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *