Como é que a tecnologia está a ajudar a entender o Covid-19?

Como é que a tecnologia está a ajudar a entender o Covid-19?

Infelizmente, o novo coronavírus denominado Covid-19, é o tema do momento e veio alterar toda a nossa rotina. Esta doença viral, que rapidamente passou para o nível de pandemia, surgiu na China no final de 2019 e já foi responsável por mais de 4 mil mortes. Em Portugal, à data de hoje (19 de março), contamos com 3 mortes e 785 infetados. O país atravessa um período de estado de emergência e o futuro é incerto. A tecnologia poderá vir a ter um papel muito importante no combate a esta doença e são várias as ferramentas que já estão a ser utilizadas para descobrir a melhor forma de lidar com o coronavírus. Vamos perceber de que forma a tecnologia está a ajudar a entender o Covid-19!

Inteligência artificial

O Covid-19 propaga-se a um ritmo inacreditável e tem sido um teste para ferramentas de big data, data analytics e inteligência artificial. A Organização Mundial de Saúde já referiu que inteligência artificial e big data serão ferramentas-chave na resposta a este vírus. Na China foram instalados scanners termais nas estações de comboios das principais cidades. E o que fazem estes scanners? Verificam a temperatura de todos os passageiros, podendo identificar de imediato os casos suspeitos.

Robots

Os robots foram utilizados pelos chineses para percorrerem as alas hospitalares e desinfetarem os espaços, utilizando para isso luz ultravioleta. Além disso, existe um robot de quatro rodas e com um drone que “atira” desinfetante para as ruas da China.

Deep learning

Segundo uma pesquisa levada a cabo pelo Hospital Renmin da Universidade de Wuhan, da EndoAngel Medical Technology Company e da Universidade de Geociências da China o deep learning tem sido extremamente útil no combate a esta pandemia. Segundo os pesquisadores, um método de deep learning foi testado com tomografias computorizadas de 51 pacientes que contraíram a doença e apresentou 95% de precisão. Isto significa que o modelo de deep learning criado apresentou um desempenho similar ao dos radiologistas, o que é bastante positivo pois alivia a pressão e a carga de trabalho destes profissionais e melhora o diagnóstico.

Vigilância por drones

De acordo com a CNN, há cerca de 3 milhões de câmaras de vigilância na China e as autoridades conseguem ter acesso à informação que elas disponibilizam para detetar falhas de material e casos suspeitos. Os drones são também importantes para o reconhecimento facial que consegue identificar as pessoas que se encontram na rua sem usar máscara. Estas medidas estão a levantar questões éticas, pois colocam em causa a privacidade e a própria liberdade dos cidadãos.

 

Infelizmente o Mundo atravessa uma fase muito complicada e é responsabilidade de cada um de nós lutar para que tudo volte à normalidade. Se puder, fique em casa. Se tiver que se ausentar de casa para trabalhar ou para ir às compras, tome todas as precauções: utilize desinfetante e evite o contacto próximo com outras pessoas.

Vamos ficar todos bem mas para isso temos que ser todos por todos!

 

 

 

 

 

1 comentário em “Como é que a tecnologia está a ajudar a entender o Covid-19?

  1. Pingback: Como pode a inteligência artificial ajudar no combate ao Covid-19?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *