Como pode a inteligência artificial ajudar no combate ao Covid-19?

Como pode a inteligência artificial ajudar no combate ao Covid-19?

O Mundo atravessa uma pandemia e a inteligência artificial pode revelar-se extremamente útil no combate a esta nova doença. No entanto, levará algum tempo até as técnicas de IA estarem cem por cento afinadas para ajudar eficazmente nesta luta. Contudo, existem algumas técnicas que se têm revelado eficientes sobretudo na deteção do vírus. No artigo de hoje, vamos perceber como é que a inteligência artificial pode ajudar no combate ao Covid-19!

Testes de deteção rápida

Cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Portugal, estão a trabalhar na criação de um teste europeu de deteção rápida do Covid-19. Este teste, através da inteligência artificial, poderá prever o nível de gravidade que a doença terá em determinado doente. Os dados recolhidos em cada teste serão analisados por um software que, através de algoritmos de inteligência artificial, determina o grau do impacto da doença naquele doente específico.

Diagnóstico rápido

O Equador é o primeiro país da América do Sul a ter um sistema auxiliar de diagnóstico de deteção da doença com recurso à inteligência artificial. O país possui um software que permite analisar em três minutos os resultados das tomografias das pessoas com suspeita de ter contraído o vírus. O software tem milhares de imagens armazenadas em todo o Mundo de lesões pulmonares de pacientes infetados com coronavírus. Assim, é possível comparar os resultados obtidos nos hospitais do Equador e ter um diagnóstico mais preciso.

CovidApp

Esta é uma plataforma online onde qualquer pessoa pode partilhar os seus sintomas, de modo a perceber se precisa de procurar ajuda médica ou não. Esta aplicação usa inteligência artificial para perceber melhor a doença, analisando os dados partilhados por cada utilizador. A CovidApp revela-se muito útil para elaborar um estudo epidémico da doença e perceber os padrões na sua evolução.

Analisar a ansiedade

Uma empresa de Ohio é especialista em analisar comportamentos e utiliza a inteligência artificial para medir a resposta emocional das pessoas durante esta pandemia. A tecnologia usa a psicologia comportamental para analisar mensagens de utilizadores do Twitter e de blogs.

Medição da temperatura

Na China foram instalados scanners termais nas estações de comboios das principais cidades. E o que fazem estes scanners? Verificam a temperatura de todos os passageiros, podendo identificar de imediato os casos suspeitos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *