Coronavírus e cibersegurança: saiba como proteger-se de ameaças virtuais

Coronavírus e cibersegurança: saiba como proteger-se de ameaças virtuais

Infelizmente, não é só a sua saúde que precisa de ser protegida em tempos de coronavírus. Nesta fase tão conturbada para todos, os cibercriminosos atacam e obrigam-nos a tomar medidas preventivas no que diz respeito aos nossos dados. Nos últimos dias, vários golpes informáticos têm surgido nas mais diversas formas e através de diferentes meios. Vamos conhecer as ameaças de que tem que se proteger e dar dicas para não ser apanhado por este “vírus” informático!

Cuidado com e-mails e SMS

O Centro Nacional de Cibersegurança alertou a população para as campanhas que, usando referências ao coronavírus, tentam infetar os dispositivos dos utilizadores com malware e obter informações privadas dos cidadãos (phishing). A maior parte destes e-mails e SMS parecem credíveis e parecem oriundos de instituições como a OMS ou a UNICEF. Tenha muito cuidado com isto e para isso nada melhor que instalar um bom antivírus em todos os seus dispositivos!

Não instale a aplicação Covid-19 Tracker

Esta app promete aos utilizadores atualizações em tempo real sobre o novo coronavírus. No entanto, não passa de um esquema de ramsomware, ou seja, um software nocivo que restringe ao sistema infetado com bloqueios. Para recuperar o acesso ao telefone, é necessário um pagamento em criptomoedas. Desconfie sempre de aplicações novas. Não instale nada sem fazer uma pesquisa profunda sobre a app. Só assim se poderá proteger de aplicações maliciosas.

Falsas campanhas de recolhas de donativos

Existem, nesta fase, muitos esquemas de fraude digital, disseminados via e-mail e via redes sociais. Esses esquemas divulgam supostas campanhas de financiamento para recolher donativos para comprar material médico ou de proteção. Não se deixe enganar por estas campanhas. Quando existir alguma campanha deste tipo, será anunciada na televisão pelas autoridades competentes.

Não baixe arquivos sobre o vírus no seu computador

Até ao momento foram identificados 10 ficheiros de malware e é previsível que este número aumente. É muito fácil despertar a atenção dos utilizadores neste momento, pois todos queremos saber mais sobre a doença que parou o Mundo. No entanto, em momento algum, baixe documentos vindos de endereços de e-mail desconhecidos. O mais provável é ser um ficheiro contaminado que além de lhe danificar o disco do computador ainda será capaz de lhe roubar informação pessoal.

4 comentários em “Coronavírus e cibersegurança: saiba como proteger-se de ameaças virtuais

  1. Mafalda Responder

    Artigo muito bem estruturado, preciso e assertivo.
    Muito obrigada pela partilha da informação que certamente será útil a quem a lê, devido a atual conjuntura que o mundo atravessa!!!

    Bem Haja!!

  2. Pingback: Como garantir a segurança dos dados em teletrabalho?

  3. Pingback: Como garantir a segurança dos dados num mundo em pandemia? | RAAS

  4. Pingback: Como tratar os dados pessoais no contexto do Covid-19?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *