Como garantir a segurança dos dados em teletrabalho?

Como garantir a segurança dos dados em teletrabalho?

O Mundo atravessa uma fase estranha e nova para todos. Uma grande parte das empresas privilegia o teletrabalho como forma de combater o novo coronavírus: quanto menos interação social houver, mais rapidamente conseguiremos eliminar este inimigo invisível que veio alterar toda a nossa vida!  O teletrabalho é bastante apreciado no mundo moderno, mas é fundamental garantir que os colaboradores mantêm os dados das empresas em segurança. No artigo de hoje, vamos perceber como podemos garantir a segurança dos dados em teletrabalho!

A ligação aos dados do negócio deve ser feita por VPN

Uma rede VPN é uma rede privada virtual que transmite dados criptografados enquanto eles navegam de um ponto para outro no mundo Web. Conectar-se através da VPN faz com que o utilizador possa navegar em sites de forma segura e privada. As ligações VPN são cada vez mais utilizadas, pois permitem aceder remotamente a arquivos locais e é uma forma segura de navegar através de redes Wi-fi públicas. Deve instaurar esta regra na sua empresa, para garantir que o acesso aos dados é feito sempre de forma segura.

Proteja todos os equipamentos com antivírus

É uma dica básica, mas demasiadas vezes desvalorizamos o uso de um bom antivírus. Proteja todos os dispositivos da empresa – incluindo telemóveis – com um software de segurança adequado. O antivírus ainda é o principal defensor dos dispositivos quando existem tentativas de extorsão de dados!

Eliminar o uso de dispositivos amovíveis

A informação confidencial de uma empresa deve ser preferencialmente armazenada na Cloud, visto que este tipo de soluções oferece um grande nível de segurança. Além disso, devem existir várias cópias da informação mais importante, para que não haja riscos de perda de dados importantes. Em caso de extrema necessidade de guardar dados em dispositivos amovíveis, estes devem ser encriptados e só devem ser acedidos pelas pessoas que precisam realmente de trabalhar com aquelas informações.

E, se no final de tudo, for atacado…esteja protegido com o RAAS!

O RAAS é uma solução muito completa que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-lhe a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos. Mesmo que seja atacado, conseguirá rapidamente voltar ao normal funcionamento. Numa época de tanta incerteza, é fundamental valorizar a prevenção!

1 comentário em “Como garantir a segurança dos dados em teletrabalho?

  1. Pingback: Como aumentar a eficiência do seu negócio através da tecnologia?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *