7 Benefícios do uso da Cloud nas empresas

IT PEERS

A Cloud veio revolucionar o modo como as empresas armazenam as suas informações e utilizam as aplicações necessárias para o seu funcionamento. Existem cada vez mais empresas a optar por serviços Cloud, visto que estes lhes permitem aceder à informação de uma forma simples, independentemente do local onde estejam. No entanto, ainda existem algumas dúvidas quanto ao modo como estes serviços funcionam e quais as vantagens associadas à sua utilização. No artigo de hoje, apresentamos os 7 principais benefícios do uso da Cloud nas empresas.

Investimento reduzido

As soluções Cloud não exigem custos com aquisição, manutenção, licenças, atualização de servidores e espaço de armazenamento para que possa construir o seu ambiente de TI. Com um contrato de prestação de serviços, é possível poupar nesta área e assim vai poder investir naquilo que é mais importante: o seu negócio.

Maior flexibilidade

A Cloud proporciona um grande acréscimo de flexibilidade para o negócio. A empresa que adotar este tipo de soluções conseguirá ter serviços mais adaptáveis e conseguirá inovar mais facilmente, o que lhe permitirá estar um passo à frente da concorrência. A nível interno também apresenta mais flexibilidade, visto que os colaboradores poderão trabalhar a partir de qualquer lugar, sem quebras de produtividade.

Mobilidade garantida

Onde quer que esteja, consegue sempre consultar os seus ficheiros através de um computador ou dispositivo móvel. Já não é necessário transportar discos externos e pens USB para garantir que tem os ficheiros de que necessita quando viaja. A nuvem disponibiliza o acesso universal à computação de máxima potência, permitindo o acesso a servidores de arquivos para qualquer utilizador com um dispositivo com acesso à rede.

Maximização e aproveitamento dos recursos

O armazenamento na Cloud liberta a equipa de TI para outras tarefas e deixa-a livre dos problemas relacionados com falhas de rede. Armazenar os arquivos na nuvem faz com que não tenha custos com manutenção, atualização e formação de colaboradores.

Maior colaboração entre departamentos diferentes

O armazenamento dos arquivos na Cloud permite uma partilha mais fácil com todos os colegas, não havendo necessidade de enviar grandes arquivos por e-mail ou passá-los através de pens USB, por exemplo. Como os arquivos estão armazenados na Cloud, cada utilizador pode aceder aos ficheiros e fazer as alterações que quiser, ficando estas automaticamente guardadas. Deste modo, torna-se muito mais simples trabalhar em equipa.

Segurança reforçada

Uma falha no sistema ameaça seriamente a produtividade de uma empresa. Em caso de falhas, relatórios importantes podem perder-se e mesmo com uma política de realização de backups frequentes, pode nunca se conseguir recuperar informação imprescindível para a empresa. Ao usar um sistema de armazenamento na nuvem, os dados ficam totalmente seguros mesmo em caso de falhas do sistema. Terá os seus dados sempre disponíveis e atualizados.

Sustentabilidade: empresa amiga do ambiente

Deixamos este ponto para último, mas é um dos mais importantes! A sua empresa, ao usar soluções Cloud, torna-se mais sustentável e amiga do ambiente, pois vai reduzir o consumo de energia e o número de documentos em papel. Assim, acabará por ter menos gastos com a eletricidade, aumentado as vantagens para a sua empresa. No final, o seu negócio e o ambiente agradecem!

 

Conheça as soluções IT PEERS:

Criamos soluções de integração de cloud pública e privada
Criamos soluções independentes de cloud provider
Aconselhamos a melhor solução para cada Cliente tendo em conta a sua realidade e o objetivo de otimizar os custos
Garantimos arquiteturas cloud com um elevado nível de segurança
Disponibilizamos soluções que combinam SaaS, PaaS e IaaS

1 comentário em “7 Benefícios do uso da Cloud nas empresas

  1. Pingback: Mitos da transformação digital: ideias pré-concebidas que precisa de eliminar já

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *