O impacto da transformação digital nas áreas de vendas e marketing

O impacto da transformação digital nas áreas de vendas e marketing

A transformação digital está a revolucionar completamente o mundo dos negócios e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, vai muito além da simples eliminação do papel nas empresas. Este é um processo potenciado pela tecnologia e que deve estar enquadrado na estratégia da empresa. A transformação digital, quando bem aplicada, afeta positivamente todas as áreas de uma empresa. Os setores de vendas e de marketing são dois dos que mais podem beneficiar com a implementação de uma estratégia de digitalização. No artigo de hoje, abordamos o impacto da transformação digital nestas duas áreas!

Cliente mais informado e exigente

Não há muito tempo, o consumidor dependia quase exclusivamente dos conhecimentos do vendedor que falava com ele. Por exemplo, a nível das viagens, antes as pessoas confiavam a cem por cento numa agência, que definia todo o pacote da viagem. Atualmente, o consumidor é muito mais informado e consegue, de forma praticamente autónoma, organizar uma viagem. A transformação digital potencia a disseminação de conteúdo na web e quando o cliente procura uma empresa já tem conhecimento profundo sobre o produto ou serviço que deseja adquirir. Deste modo, a área de vendas tem que se preparar muito bem para a interação com os clientes, de forma a responder a todas as suas exigências.

Melhor índice de satisfação com o Cliente

tecnologia permite que os clientes se tornem mais próximos das marcas e que se estabeleça uma relação mais forte de lealdade, apesar da exigência cada vez maior que refeimos no ponto anterior. Com o uso das redes sociais, hoje em dia é possível marcar presença na vida quotidiana dos potenciais clientes através de partilhas e ofertas especiais. As empresas também estão a adotar o envio de ofertas especiais por SMS e e –mail, o que faz o cliente sentir-se único. Por outro lado, o comércio eletrónico também torna o cliente mais satisfeito. Em qualquer altura e em qualquer lugar, podemos adquirir produtos facilmente, pelo que a adoção de lojas online é uma estratégia essencial para quem quer vencer no mundo competitivo e digital de hoje em dia.

Estratégia de marketing centrada no Cliente

Da mesma forma que não gostamos quando conversamos com pessoas egocêntricas que apenas falam de si, também não gostamos de marcas que se centram apenas no “eu”. Na era da transformação digital, o marketing de conteúdo e o inbound marketing são conceitos que precisam de estar presentes obrigatoriamente nas empresas que querem primar pela diferença. A estratégia de marketing deve passar por informar o Cliente sobre o seu setor de atividade e não mostrar constantemente os benefícios dos seus produtos. Se falar apenas de si, o Cliente vai perder o interesse em seguir a sua marca.

Maior competitividade

A transformação digital torna os processos mais fluídos e gerir todos os departamentos da empresa torna-se numa tarefa mais fácil e intuitiva. A definição, implementação e melhoria dos processos de negócio para uma abordagem mais prática e facilitadora é o objetivo da adoção de novas tecnologias nos negócios. Com uma estrutura mais organizada e fluída, a empresa ganhará uma posição competitiva face aos seus concorrentes diretos.

 

Uma pesquisa da Forrester revela que os empresários das grandes empresas esperam que 47% do total de vendas seja influenciado pelos meios digitais em 2020 (e 2020 é já daqui a uns meses!). Está na hora de transformar a sua empresa! Está preparado para esta grande transformação?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *