Como é que a inteligência artificial pode ajudar o meu negócio?

Como é que a inteligência artificial pode ajudar o meu negócio?

A inteligência artificial é a capacidade que as máquinas têm para pensarem como seres humanos. Define a sua capacidade de aprender, raciocionar e decidir de forma autónoma e inteligente. Ao contrário do que se pensa, este não é um conceito recente. Surgiu pela primeira vez em 1956 por John McCarthy, um professor universitário que usou o termo para descrever um mundo longínquo em que as máquinas seriam capazes de resolver todos os problemas que até então eram resolvidos exclusivamente pelos seres humanos. No entanto, este tem sido um dos temas mais debatidos do momento, uma vez que as empresas começaram a ganhar consciência sobre os inúmeros benefícios que este conceito pode ter na sua atividade. No artigo de hoje, vamos perceber como é que a inteligência artificial pode ajudar os negócios!

Melhorar a experiência do consumidor

O consumidor está mais exigente do que nunca. A informação a que hoje em dia conseguimos aceder torna-nos mais conscientes daquilo que precisamos e do que o mercado tem para nos oferecer. Sendo o consumidor a pessoa mais importante de todo o processo comunicativo, com base nos dados recolhidos (informações pessoais, informações sobre o que pesquisa na internet, comportamento de compra) é possível oferecer conteúdos personalizados de acordo com as preferências reais de cada pessoa. Assim, cada consumidor vai sentir-se único e especial e a empresa lucrará com isso, pois a probabilidade de o cliente se tornar fiel à sua empresa é muito elevada.

Automatização de tarefas

Esta é, sem dúvida, a grande vantagem da utilização de inteligência artificial. As atividades que agora são realizadas manualmente passarão a ser desempenhadas por máquinas. Os sistemas saberão como se controlar e farão as suas próprias atualizações e manutenções, o que torna todos os processos mais eficientes. Além disso, a probabilidade de errar torna-se muito mais reduzida e os colaboradores ficam livres para desempenhar tarefas em que a sua capacidade de raciocínio e espírito crítico são necessários.

Utilização mais inteligente dos dados

A inteligência artificial ajuda a compilar dados e a analisar experiências diárias, de modo a encontrar padrões e formas de melhoria. Os sistemas de inteligência artificial de análise de dados calculam de forma autónoma a informação de modo a gerar insights imprescindíveis para uma correta tomada de decisão. Com a experiência, as máquinas serão capazes de aprender a fazer previsões de comportamento quer dos colaboradores, quer dos clientes.

Destaque em relação à concorrência

A utilização das tecnologias de AI torna-se num fator diferenciador face à concorrência direta. Este momento é muito oportuno para começar a implementar soluções deste tipo, visto que ainda existe muito desconhecimento face a estas soluções. Uma empresa que utilize tecnologias de AI vai criar uma grande vantagem competitiva no mercado.

Postura pró-ativa no mercado

A utilização de inteligência artificial permite que as empresas se antecipem às mudanças eventuais do mercado, nomeadamente a nível de preferências do consumidor e padrões de compra. Mais do que nunca, as empresas precisam de ter uma postura pró-ativa e não reativa, pois os mercados são cada vez mais voláteis e imprevisíveis.

Quer saber mais sobre inteligência artificial? Inscreva-se no IT PEERS SUMMIT, a realizar-se dia 26 de setembro no Hotel Sheraton Porto. Vamos reunir decision makers de diversas áreas e vamos debater o contributo que a AI tem nos negócios, nomeadamente na área de TI! A participação no evento é gratuita, mas os lugares são limitados!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *