Como aumentar a produtividade da sua equipa de TI?

Como aumentar a produtividade da sua equipa de TI?

Todos os líderes procuram formas de aumentar a produtividade das equipas. A verdade é que vivemos numa era altamente competitiva e volátil, pelo que só com níveis altos de produtividade é que as empresas são capazes de vencer no mercado. Aumentar a produtividade para responder às (cada vez maiores) exigências do mercado é uma das grandes preocupações dos gestores. No artigo de hoje, apresentamos 7 dicas para aumentar a produtividade da sua equipa de TI!

Invista na comunicação interna

Quando os colaboradores de uma empresa não conhecem os objetivos e não comunicam entre si, a probabilidade de não cumprirem os prazos e de cometerem erros nas suas tarefas é muito elevada. É fundamental que as empresas invistam em comunicação interna, pois só com um conhecimento efetivo das metas de negócio é que cada colaborador conseguirá atingir o máximo de produtividade.

Crie equipas multidisciplinares

Muitas empresas têm equipas com profissionais com um perfil muito semelhante. Deste modo, a criatividade estará sempre em baixo e a equipa acabará por estagnar e sentir-se desmotivada. Invista não só em perfis técnicos, mas também em perfis criativos, proativos e com capacidade de liderar. Assim conseguirá ter um ambiente de trabalho dinâmico, onde o trabalho flui muito mais facilmente!

Invista em ferramentas eficientes

Sem as ferramentas adequadas para trabalhar, nenhuma equipa consegue ser eficaz. Para as equipas de TI é muito frustrante perder tempo com softwares pouco eficientes, que travam e impedem a boa prossecução do trabalho. Utilizar software e hardware de qualidade é o primeiro passo para criar equipas de trabalho rápidas e eficazes.

Combata as distrações

Existem imensas formas de distrair o colaborador durante o seu período de trabalho, nomeadamente sites de entretenimento e redes sociais. Proibir o acesso não é a melhor opção, sobretudo em equipas de TI que são capazes de contornar a situação de forma simples. A melhor opção é investir em momentos de pausa ao longo do dia de trabalho, onde a comunicação e a interação entre todos sejam incentivadas.

Defina corretamente as prioridades da sua equipa

É certo que todos os dias tem muitas coisas para fazer e a pressão dos prazos para cumprir não ajuda, mas tem que ser realista: as pessoas não são máquinas e só conseguem cumprir o humanamente possível. Assim sendo, defina uma lista de prioridades para o seu dia e comece pelas tarefas mais urgentes. Vá fazendo vistos ao longo do dia para sentir que está a cumprir com os seus objetivos e para manter-se motivado. Assim vai ser mais fácil priorizar as suas tarefas e cumpri-las em tempo útil.

Defina horários rígidos para a consulta do e-mail

Ter notificações para ser avisado sempre que recebe um e-mail é um dos principais erros que todos cometemos. Olhar constantemente para a caixa de e-mail rouba-nos muito tempo, tira-nos a concentração e não permite que nos foquemos no que realmente importa. Deve definir um horário, duas vezes por dia, para consultar o seu e-mail. Assim manter-se-á concentrado na hora de ler as suas novas mensagens e mantém o seu foco durante o dia de trabalho.

Utilize uma ferramenta de gestão em tempo real

Precisamos de informação para trabalhar e nem sempre é fácil aceder a todos os dados de que precisamos. A adoção de um software de monitorização do negócio como o Multipeers ajuda a reduzir o tempo de procura da informação de uma forma drástica, o que o liberta para outras tarefas. Este software permite-lhe analisar o negócio em tempo real, através de um dashboard intuitivo e simples, onde encontra toda a informação, oriunda das mais diversas fontes de dados, que precisa para realizar as suas tarefas. O Multipeers permite ainda a definição de alertas de negócio que o avisam sempre que alguma situação requer a sua intervenção, permitindo que atue no imediato.

3 comentários em “Como aumentar a produtividade da sua equipa de TI?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *