As principais utilizações de RPA nas empresas

As principais utilizações de RPA nas empresas

RPA imita a atividade de um ser humano na realização de uma tarefa dentro de um processo. Com recurso a RPA é possível desempenhar atividades com maior rapidez, com precisão e incansavelmente, libertando os seres humanos para a realização de outras tarefas que requerem realmente capacidades humanas. Mas, afinal onde é que podemos aplicar o RPA nas empresas? É o que vamos perceber com o artigo de hoje!

Gestão dos workflows

Este setor engloba a gestão de fluxos de trabalho e outros processos de gestão de recursos humanos, tais como a atribuição de turnos, gestão de mapas de pagamento e de licenças de colaboradores, os quais podem ser executados de forma mais produtiva pelo RPA. Estas tarefas são, por norma, bastante burocráticas e monótonas, o que pode levar à desmotivação dos colaboradores. Com recurso a RPA será mais fácil desempenhar estas tarefas.

Gestão de marketing

O marketing é uma das áreas que mais tem a ganhar com a automatização de processos. As campanhas podem ser repetidas sem esforço manual, o que possibilita um ajuste nas estratégias com base na análise, ao mesmo tempo que o RPA ajudará a medir a eficácia de novas estratégias. Os canais de comunicação com os clientes são cada vez em maior número e torna-se humanamente impossível controlar todas as comunicações estabelecidas, pelo que a automatização ganhará um papel de destaque nesta área.

Gestão financeira

A utilização de RPA nesta área inclui o processamento de pedidos e faturas, gestão de contas a pagar e contas a receber, conciliação de contas, ordens de pagamento, reports, consolidação de informações de contas entre inúmeras outras tarefas. A empresa sairá beneficiada com a automatização nesta área, visto que se reduz bastante a probabilidade de errar.

Gestão de vendas online

Devido à cada vez maior procura por compras online, torna-se impossível gerir todos os pedidos de forma manual. A agravar a situação, temos um consumidor cada vez mais exigente e é fundamental que as empresas consigam ser rápidas na resposta aos seus clientes e potenciais clientes. Sendo humanamente impossível estar 24 horas por dia e 7 dias por semana por trás de um website, a automatização nesta área parece ser a resposta para fidelizar os clientes. Gestão de encomendas, de envios e gestão de reclamações são as áreas que mais podem beneficiar com as soluções de RPA.

Em conclusão, as evidências sugerem que as soluções de Inteligência Artificial como a RPA entregam um valor real aos negócios e podem ser uma força poderosa para a disrupção. Os primeiros a adotar soluções de IA e que combinam forte capacidade digital resultante com estratégias pró-ativas têm maiores margens de lucro e destacam-se em termos de desempenho das outras empresas. Os inúmeros casos de sucessos na implementaçao em empresas de retalho, utilitities, manufatura, serviços de saúde e educação destacam o potencial da AI para melhorar a previsão e sourcing, otimizar e automatizar as operações, desenvolver marketing direcionado, gestão de preços, e melhorar a experiência do cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *