5 áreas onde a automatização será imprescindível

5 áreas onde a automatização será imprescindível

A automatização refere-se à utilização da tecnologia para beneficiar controlos e processos operacionais no dia-a-dia de uma empresa. A tecnologia pode assim substituir de modo mais eficiente atividades que até então eram praticadas por seres humanos. A automatização dos processos aumenta a produtividade, reduz custos, aumenta o desempenho e culmina com a obtenção de vantagem competitiva para a empresa. No artigo de hoje, vamos perceber quais são as 5 áreas nas quais a automatização será imprescindível!

Comércio eletrónico

A área de e-commerce possui num alto fluxo de vendas diárias e precisa de emitir notas fiscais e faturas sobre cada venda. Efetuar esse trabalho manualmente exige um grande esforço e ocuparia vários recursos humanos. Esta tarefa pode ser automatizada através de um sistema inteligente, otimizando o nível de produtividade da empresa.

Logística

Automatizar a gestão da informação no setor logístico é garantir que existe uma grande organização a todos os níveis. Através de sistemas de monitorização em tempo real como o Multipeers, a empresa consegue saber a cada momento o que se passa ao longo da cadeia logística, podendo tomar decisões imediatas que beneficiam o negócio. A rotina dos colaboradores torna-se mais simples pois eles conseguem fazer análises mais rápidas e não necessitam de procurar informação em diversas fontes de dados. A parceria correta entre o Homem e a máquina permite um maior rendimento no dia-a-dia. Permite ainda eliminar custos com excesso de mão-de-obra, pois consegue-se facilmente otimizar o trabalho dos colaboradores. A automatização no setor da logística traz essa vantagem, pois tarefas que antes necessitavam de intervenção humana, agora podem ser executadas de forma automática e muito mais rápida.

Área financeira

A automatização inclui o processamento de pedidos e faturas, gestão de contas a pagar e contas a receber, conciliação de contas, ordens de pagamento, reports, consolidação de informações de contas entre inúmeras outras tarefas, podem ser geridas pelo RPA, como transações entre vários departamentos e divisões que necessitem de registo e de estar atualizadas e consolidadas no ERP. A automatização de tarefas nesta área reduz bastante a probabilidade de errar, o que traz resultados positivos para as contas da empresa.

Área de marketing

A área de marketing é fundamental para que uma empresa possa crescer. Com a automatização das tarefas, as campanhas de marketing podem ser repetidas sem esforço manual, o que possibilita um ajuste nas estratégias com base na análise, ao mesmo tempo que o RPA ajudará a medir a eficácia de novas estratégias. A área de marketing é cada vez mais importante nas empresas, pelo que se prevê que o investimento da automatização na área de marketing seja cada vez maior.

Gestão dos workflows

Este setor engloba a gestão de fluxos de trabalho e outros processos de gestão de recursos humanos, tais como a atribuição de turnos, gestão de mapas de pagamento e de licenças de colaboradores, os quais podem ser executados de forma mais produtiva pelo RPA. Estas tarefas são, por norma, bastante burocráticas e monótonas, o que pode levar à desmotivação dos colaboradores. Com recurso a RPA será mais fácil desempenhar estas tarefas.

1 comentário em “5 áreas onde a automatização será imprescindível

  1. Pingback: Como se pode utilizar a tecnologia para fazer o negócio crescer?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *