Machine Learning: Como tornar uma empresa mais competitiva no mercado

Com a constante evolução tecnológica, a única forma das empresas se manterem competitivas e sólidas no mercado provém da procura de soluções inovadoras. 

Machine Learning (ML) e a Inteligência Artificial (IA) têm tido um papel de destaque na resposta a este desafio.  As máquinas tornam-se capazes de tomar decisões, a partir da análise de uma quantidade virtualmente ilimitada de informações que lhes são disponibilizadas através de múltiplas fontes de dados, o que permite às empresas utilizar toda esta informação para, entre outras coisas, antecipar as preferências dos consumidores. 

A capacidade dos algoritmos analisarem e aprender com dados gerados no momentoou com dados já existentes, é uma grande vantagem na otimização de processos e procedimentoslibertando as equipas para a realização de outras tarefas de maior valor.  São inúmeras as vantagens para as empresas e para os consumidores. 

A título ilustrativo, enumeramos 4 grandes benefícios:  

Prevenção de crimes digitais 

Os algoritmos conseguem analisar todo o histórico de transações financeiras e identificar fraudes em processos de pagamentos e tentativas de roubo de identidade.  

Melhora no processo de recrutamento 

A aplicação de um software para encontrar os melhores profissionais para o preenchimento de vagas nas empresas que melhor preenchem os requisitos de uma função, acelera e aumenta claramente a eficácia e o sucesso dos processos de recrutamento. 

Personalização do serviço ao consumidor 

Os algoritmos são capazes de identificar as preferências dos utilizadores e ajustar dinamicamente conteúdos a oferecer consoante o seu interesse.  

Prevenção de problemas 

Machine Learning consegue identificar quando há a necessidade de atualização de um equipamento, e por vezes, solucionar um problema sem qualquer intervenção humana – auto remediation ou self healing. Com a possibilidade de antecipar problemas evita-se quebras de produtividade, perda de equipamentos ou gastos com manutenções de emergência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *