4 Tendências que estão a moldar a transformação digital

A transformação digital é a aplicação da tecnologia em todas as áreas de uma empresa, para criar modelos e processos que permitam o aumento da eficiência, diminuição das despesas e aumento do lucro. No fundo, a transformação digital não é uma novidade, visto que já tem vindo a ser aplicada na sua empresa, mesmo sem dar conta disso! Desde os anos 80 que é praticada nas organizações, mas agora há um enorme hype e prestadores de serviços que insistem em vender produtos relacionados, o que muitas vezes só acrescenta mais ferramentas às organizações, que acabam por ficar saturadas delas. Para iniciar um processo de transformação digital de sucesso, deverão definir-se as ações que serão mais valorizadas pelos clientes nas suas interações com a organização. Tão ou mais importante é também analisar todas as interações do negócio e todos os processos de modo a identificar as oportunidades de digitalização. Neste artigo, abordamos 4 tendências que estão a moldar a transformação digital!

Inteligência artificial

A aplicação da inteligência artificial nos diferentes setores de atividade está a marcar a área da tecnologia em 2019. Cada vez existem mais assistentes virtuais que conseguem oferecer ao utilizador uma experiência completamente personalizada. A inteligência artificial ajuda a que os colaboradores deixem de gastar tempo com tarefas demasiado burocráticas e administrativas, ficando livres para tarefas que realmente acrescentam valor à organização.

Big data analytics

Já não é novidade para ninguém que os dados são cada vez mais importantes para os negócios. Analisar os dados com recurso a meios cada vez mais sofisticados continuará a ser uma tendência. Os dados surgem dos mais diversos canais e através do Big Data Analytics é possível centralizá-los e agrupá-los por afinidades. É possível estar mais perto do cliente através da recolha de dados por meio de questionários, aplicações, cartões de fidelidade, entre outros instrumentos. Mais do que conhecer o mercado, as empresas conseguem, através do Big Data, usar os dados para mudar o negócio e aumentar o retorno sobre o investimento.

Chatbots

Os chatbots são as maiores estrelas da inteligência artificial. Estão ligados à base de dados da empresa e utilizam linguagem comum para falar com os clientes. São capazes de reconhecer nomes e números de telefone para prever o comportamento dos clientes. São sistemas muito inteligentes na medida em que armazenam a informação essencial para poderem encaminhar os clientes para as áreas que eles precisam de consultar. Existem muitas empresas conhecidas, nomeadamente a Ryanair, que utilizam este sistema para falarem com os clientes.

Gémeos digitais

Esta é uma solução que visa melhorar os processos de criação, de testes e de correção na fabricação de novos produtos. Na verdade, os gémeos digitais são uma cópia de processos que existem na realidade. Ou seja. ao mesmo tempo que um produto é desenvolvido no mundo físico, a sua criação também acontece no mundo virtual. Deste modo, é possível realizar testes e análises antes do produto sair para o mercado. As principais vantagens desta tecnologia são: redução do tempo de produção, redução de custos, maior capacidade de adaptação, melhor previsão de lucros e melhorias da previsão de riscos e redução de erros.

A transformação digital torna os processos mais fluidos e gerir todos os departamentos da empresa torna-se mais fácil e intuitivo, pois a comunicação entre todas as áreas da empresa encontra-se facilitada. A definição, implementação e melhoria dos processos de negócio para uma abordagem mais prática e facilitadora resulta também numa estrutura mais organizada e fluida e a empresa ganhará uma posição competitiva face aos seus concorrentes diretos.

1 comentário em “4 Tendências que estão a moldar a transformação digital

  1. Pingback: O guia definitivo para os novos desafios do digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *