O que é RPA e como posso aplicá-lo na minha empresa?

A competitividade no mundo dos negócios é cada vez maior e as empresas precisam de ser rápidas e eficazes para que se consigam manter bem posicionadas face à concorrência. A automatização dos processos é uma forma cada vez mais utilizada para aumentar a produtividade. O RPA torna-se por isso numa ferramenta indispensável em diversos setores. O RPA é um conjunto de ferramentas que permite automatizar as tarefas quotidianas. O RPA imita a atividade de um ser humano na realização de uma tarefa dentro de um processo e que pode realizar tarefas repetitivas mais rapidamente, com precisão e incansavelmente, libertando os seres humanos para a realização de outras tarefas que requerem capacidades humanas, tais como inteligência emocional, raciocínio, e interação complexa com clientes ou fornecedores. Vamos perceber no artigo de hoje como é que é possível aplicar o RPA nas empresas!

Comércio eletrónico

Esta é uma tarefa significativamente consumidora de tempo quando executada de forma manual. Numa época em que o consumidor está cada vez mais exigente, é fundamental que as empresas consigam ser rápidas na resposta aos seus clientes e potenciais clientes. Sendo humanamente impossível estar 24 horas por dia e 7 dias por semana por trás de um website, a automatização nesta área parece ser a resposta para fidelizar os clientes.

Gestão de workflows

Esta área engloba a gestão de fluxos de trabalho e outros processos de RH, tais como a atribuição de turnos, gestão de mapas de pagamento e de licenças de colaboradores, os quais podem ser executados de forma mais produtiva pelo RPA.

Área financeira

A automatização inclui o processamento de pedidos e faturas, gestão de contas a pagar e contas a receber, conciliação de contas, ordens de pagamento, reports, consolidação de informações de contas entre inúmeras outras tarefas, podem ser geridas pelo RPA, como transações entre vários departamentos e divisões que necessitem de registo e de estar atualizadas e consolidadas no ERP.

Maior compliance

Registando todas as ações e identificando e removendo lacunas de dados entre várias fontes, o RPA auxilia na execução de revisões e no reconhecimento de problemas de conformidade.

Campanhas de marketing mais eficazes

As campanhas podem ser repetidas sem esforço manual, o que possibilita um ajuste nas estratégias com base na análise, ao mesmo tempo que o RPA ajudará a medir a eficácia de novas estratégias. A área de marketing é cada vez mais importante nas empresas, pelo que se prevê que o investimento da automatização na área de marketing seja cada vez maior.

 

A importância da implementação das soluções de IA como RPA numa correta estratégia digital para cada organização significa que não há atalhos para as empresas nesta matéria, caso contrário correm sérios riscos de insucesso na implementação. As empresas não podem mesmo atrasar o início da sua jornada digital, incluindo IA. Os primeiros a adotar, criarão grandes vantagens competitivas.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *