4 Passos fundamentais para implementar a transformação digital na sua empresa

4 Passos fundamentais para implementar a transformação digital na sua empresa

A transformação digital não é um termo novo, mas está cada vez mais no centro dos objetivos das organizações. As empresas começam a reconhecer as vantagens competitivas que a transformação digital traz e procuram tornar-se mais digitais a cada dia que passa. Mais do que um objetivo ou um capricho, a transformação digital é uma necessidade real para que as empresas consigam vencer no mercado. Mas, por onde começar? No artigo de hoje, apresentamos 4 passos fundamentais para aplicar a transformação digital na sua empresa!

Redefinir toda a área de TI

Muitas empresas ainda dão destaque apenas à parte técnica da sua cultura de TI, mas essa cultura precisa de ser alterada antes de iniciar qualquer processo de transformação digital. A cultura de TI deve focar-se nos resultados para os clientes e deve estar orientada para o serviço. É essencial que exista uma aliança entre a parte técnica e a parte do negócio. Esta mudança vai exigir uma maior colaboração entre equipas que precisarão de começar a trabalhar de forma interconectada.

Aumentar a automatização

A automatização de tarefas é essencial num processo de transformação digital. As tarefas mais burocráticas devem ser automatizadas, pois reduzem o número de erros e aumentam a eficiência das equipas. A área de TI precisa de encontrar um nível de automatização máxima, implementada de forma eficiente de modo a melhorar os resultados.

Acompanhar as tendências do mercado

As novas tecnologias estão em constante evolução e para que as empresas não se tornem obsoletas, necessitam de acompanhar a inovação. É fundamental estar sempre atento ao que o mercado tem para oferecer, de modo a avaliar se as novas soluções apresentam benefícios para o negócio.

Entender as verdadeiras necessidades da empresa

Antes de colocar novas ferramentas na empresa, é preciso perceber se são realmente necessárias e se vão trazer mais-valias para a organização. Muitas vezes, as empresas adotam uma ferramenta apenas porque está na moda, mas na verdade ela não acrescenta nada de novo. A transformação digital não pode ser uma questão de moda, mas sim uma necessidade e, como tal, deve analisar-se a realidade de cada organização e só depois de haver um diagnóstico é que podemos partir para a procura de soluções digitais.

 

A implementação é apenas o início de uma viagem pelas vantagens do mundo digital. A transformação digital deve ser encarada como um processo contínuo, pois é preciso avaliar constantemente a realidade da empresa e os cenários de negócio que existem a cada momento. Só deste modo é que possível encontrar as ferramentas adequadas para melhorar os processos empresariais. A evolução é constante e as empresas precisam de se adaptar para vencerem no mercado em que atuam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *