As principais aplicações da inteligência artificial em empresas de sucesso

As principais aplicações da inteligência artificial em empresas de sucesso

Atualmente, as empresas recebem dados de todo o lado e a todo o momento. Esses dados precisam de ser convertidos em informação para se tornarem úteis para o negócio e as empresas que sabem extrair o melhor dos dados, conseguem diferenciar-se da concorrência. A inteligência artificial ganha um papel de destaque devido a esta realidade, pois é humanamente impossível lidar com tantos dados e analisá-los devidamente. No artigo de hoje, apresentamos as principais aplicações da inteligência artificial em empresas de sucesso!

Chatbots

Os chatbots usam a linguagem humana para conversar com os utilizadores de forma natural e pré-programada. São ferramentas capazes de reconhecer nomes e números de telefone e conseguem responder a perguntas, reproduzindo fielmente o comportamento humano. Os chatbots podem ser integrados com outras ferramentas e bases de dados, o que permite automatizar processos de registo e atualização de informações, melhorando a experiência do cliente. A Ryanair, por exemplo, utiliza a inteligência artificial nesta área, para responder a questões simples dos seus clientes.

Assistentes pessoais

Uma assistente pessoal com recurso à inteligência artificial permite marcar reuniões, gerir a agenda, entre outras coisas. Uma assistente virtual é capaz de reconhecer comandos de voz e facilita muitas ações quotidianas. Um exemplo muito conhecido de uma assistente virtual é a Siri, utilizada nos produtos da Apple. Estas ferramentas conseguem aprender com o tempo e são capazes de antecipar as solicitações tendo como base o comportamento de cada pessoa.

Automatização de tarefas de marketing

Uma das vantagens mais importantes da inteligência artificial é a automatização de tarefas. A automatização no marketing pode ir desde as tarefas mais simples até às mais complexas. As empresas começam a automatizar e-mail de boas-vindas, de subscrição e de agradecimento. Também é possível automatizar todas as interações com os utilizadores de um site, tendo em conta os seus comportamentos. Deste modo, o contacto será mais personalizado e acontecerá sempre em tempo útil.

Melhor acompanhamento da área de vendas

Os follow ups são um ótimo exemplo onde o Machine Learning poe ser utilizado. É possível basear-se no perfil do lead e no seu comportamento para se preverem algumas ações, nomeadamente, o horário em que o lead lê os e-mails, o melhor dia para se fazer cold call, entre outros aspetos. Com a utilização da inteligência artificial nesta área é possível aperfeiçoar as ações e quanto mais informação a máquina tiver mais acertadas e objetivas serão as ações tomadas. No final, o resultado esperado é um aumento significativo do retorno dos follow ups e um respetivo aumento das vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *