Como aumentar a eficiência do seu negócio através da tecnologia?

Como aumentar a eficiência do seu negócio através da tecnologia?

Já não vivemos sem tecnologia, seja no nosso trabalho ou na nossa vida pessoal. A eficiência de uma organização que invista corretamente nesta área aumenta cerca de 2 terços. Esta foi a conclusão de um estudo levado a cabo pela Oracle e pela WHU. Segundo este estudo, existem alguns fatores que são cruciais para que o negócio aumente a sua eficiência através da tecnologia. No artigo de hoje, vamos conhecer estes fatores e explicar como aplica-los nas empresas!

Tomar decisões com base em dados

A informação se não estiver disponível para o gestor tomar decisões não serve para nada. Por isso, para que haja uma tomada de decisão consciente e assertiva é cada vez mais necessário utilizar dashboards. Um dashboard é um painel de controlo que apresenta de forma visual as informações mais importantes sobre o negócio. No caso de utilizar uma ferramenta como o Multipeers, a informação é atualizada permanente e automaticamente, de modo a que tenha ao seu dispor as informações mais atuais sobre tudo aquilo que se passa na empresa. Só com um conhecimento profundo de todos os dados da empresa é que as decisões tomadas serão as mais adequadas para o futuro do negócio.

Flexibilidade para a mudança

Muitas empresas querem mudar, mas as equipas não conseguem seguir esta tendência. Tudo o que é novo assusta, pelo que é essencial envolver todos os colaboradores desde o primeiro momento em que uma mudança é anunciada. Assim sendo, neste campo são fundamentais as formações sobre novos programas informáticos e softwares. Os colaboradores têm que se sentir parte integrante do processo para se sentirem motivados a mudar e evoluir.

Comunicação e colaboração entre equipas

A tecnologia tem um papel muito relevante nesta área pois facilita a comunicação entre equipas, ainda que estas estejam geograficamente distantes (através de videoconferências, por exemplo). Quando existe uma política de comunicação interna eficaz é mais fácil formar colaboradores, pois trocam informações entre eles e partilham conhecimento. Numa empresa em que estimule a boa comunicação, os colaboradores não vão ter receio de dizer “não sei” e vão conseguir aprender com profissionais mais experientes.

Transformação digital

As tecnologias digitais redefiniram a forma das empresas fazerem negócios, alteraram o modo como nos relacionamos com os clientes e a forma de comunicar. A transformação digital é muito mais do que incluir tecnologia em todos os processos da empresa. A transformação digital é uma mudança que afeta todas as áreas do negócio e que exige uma mudança cultural, que apenas se conseguirá se os colaboradores estiverem dispostos a mudar. É importante analisar o mercado da sua empresa e definir uma estratégia para o futuro, identificando potenciais ameaças e oportunidades, adaptando toda a atuação da empresa.

1 comentário em “Como aumentar a eficiência do seu negócio através da tecnologia?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *